14 de julho de 2013

Pesquisa sobre o bairro Tupi .

A origem do nome do bairro Tupi é, provavelmente, uma referência à língua indígena já extinta, originária do povo Tupinambá - conforme a Coleção História de Bairros do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (caderno Regional Norte, p.35, 2011). Outro nome que o bairro já teve foi Usina do Onça.   Parte do bairro Tupi teve origem em Santa Luzia, com a subdivisão de um terreno chamado Arraial do Onça. A oficialização do bairro se deu pelo Decreto 3.527, de 09/07/1979.
Vista aérea-Luiz Gimenez de Souza
Luiz Gimenes de Souza - Internet: http://www.panoramio.com/photo/30925775
Tendo como limite os bairros Guarani, Floramar, Lajedo, Jardim Felicidade, Novo  Aarão Reis e Solimões, suas principais vias de acesso são as Avenida Cristiano Machado, Avenida Saramenha e Avenida Risoleta Neves (Via 240).
Ipês da avenida Saramenha - Geraldo Salomão ***
Dividido em Tupi-A, Novo Tupi e Tupi-B (que inclui as regiões conhecidas como Tupi-Pedreira e Tupi-Mirante), o  Tupi é um dos maiores bairros da região Norte de Belo Horizonte.  Sua população está acima de 27.000 pessoas, segundo o Censo 2010 do IBGE. Na figura abaixo temos a população do Tupi, com as percentagens de homens e mulheres e o total de residências em cada parte do bairro:
Possui três escolas públicas: E. M. Francisco Campos, E. E. Professora Francisca Malheiros e E. M. Sebastiana Novais, além da Escola Tupi-Mirante em fase de construção. 
É servido por diversas linhas de ônibus: 1509, 711, 606, 70, 66, 1505 e 1505R. Do centro da capital até a entrada do bairro são aproximadamente 20 minutos de carro (11,6 km), através da linha verde.

Imagem da Internet **
Tem um comércio movimentado, principalmente na Avenida Furquim Werneck, onde se concentram diversos açougues, farmácias, supermercados, padarias, bares, salões de beleza e barbeiros, papelarias, topa-tudo, floricultura, Pet shops, sorveterias, lojas de roupas e de conveniências, salão de festas, pizzarias, sacolões de legumes e verduras, lojas de doces, materiais de construção e elétricos,  entre outros. 
O Estádio  de Futebol Isaías Gholguer, mais conhecido como Campo do Tupinense, fica entre as ruas Zequinha de Abreu, Nélson Hungria e Gil Moraes de Lemos, agitando a região em dias de jogos e campeonatos. 
Nos pontos mais altos do bairro Tupi, temos uma vista de quase 360 graus, que permite enxergar o centro de Belo Horizonte, vários bairros da cidade, a serra do Curral, parte de prédios da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves no bairro Serra verde, o trânsito da Avenida Cristiano Machado e até o casario e as torres da igreja matriz do município  de Santa Luzia. Mas o que domina mesmo a paisagem é a exuberância da Granja Werneck (ou região do Isidoro), com cerca de 400 hectares, é área equivalente a 70% do perímetro da Avenida do Contorno, que hoje contorna  o centro da capital. 
O Hospital e Maternidade Sofia Feldman, rua Antônio Bandeira no Tupi-B, foi inaugurado em 1982 e assiste a uma população superior a 400 mil pessoas dos Distritos Sanitários Norte e Nordeste, em Belo Horizonte. Foi premiado pela UNICEF pela qualidade de seus serviços e  por campanhas inovadoras de acompanhamento da gestação de pacientes em domicílio.
"De acordo com a Pesquisa do Mercado Imobiliário de Belo Horizonte, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead/UFMG), se for avaliada a renda média dos chefes de família – menor que cinco salários mínimos –, o Tupi é classificado como bairro popular."*

Marcada por contrastes sociais, a região Norte, onde fica o bairro Tupi, é considerada hoje uma das áreas de maior potencial econômico da capital mineira. Obras como a Linha Verde, o Centro Administrativo do Governo Estadual e a implantação da 10ª Regional de Belo Horizonte, a Região do Isidoro,  prometem trazer progresso para a região.

Fonte : Fonte Desse Texto Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário