26 de setembro de 2013

(De Conto Em Conto) Retire dos contos selecionados 2 predicados nominais , 2 predicados verbais , 2 predicados verbo nominais

Predicado Nominal

- O ladrão esta cansado.
- O Papai Noel esta cansado.

Predicado Verbal
- O ladrão saio.
- O Papai Noel correu atrás do ladrão.

Predicado Verbo Nominal

- O Papai Noel ficou preocupado com o brinquedo.

- O ladrão entrega o presente para o filho feliz.

25 de setembro de 2013

( De Conto Em Conto ) Retire dos contos selecionados 2 verbos intransitivos ,2 verbos transitivo direto ,2 verbos transitivo intireto,2 verbos transitivo direto e indireto

Verbos intransitivos
- as crianças gostaram
Frase: As crianças gostaram de tomar sorvete na praça.
- Fiquei em casa
Frase: Fiquei em casa para poder estudar.

Verbos transitivos indireto

- O homem vai à biblioteca todos os dias
Frase: O homem vai à biblioteca todos os dias estudar um pouco da matéria que aprendeu
- Senhor Castelo gostava de ler livros
Frase: Senhor castelo gostava de ler livros sobre javanês.

Verbos transitivos direto
- O Ladrão derrubou pacotes
Frase: O Ladrão derrubou pacotes em cima de uma mulher.
- Senhor Castelo comprou um livro
Frase: Senhor Castelo comprou um livro na biblioteca publica.

Verbos transitivo direto e indireto
- O Ladrão ofereceu o brinquedo ao filho
Frase: O Ladrão ofereceu o brinquedo ao filho na noite de natal.
- Senhor Castelo conseguiu ler o diário.

Frase:Senhor Castelo conseguiu ler o diário do senhor.

( De Conto Em Conto ) Opniao sobre o Livro .


No livro “De conto em conto” da editora Ática ,encontramos vários contos reunidos , que foram escritos por vários autores;António de Alcântara Machado , Artur Azevedo  , Carlos Drummond de Andrade ,Fernando Sabino , Ivan Ângelo , Lima Barreto, Luiz Vilela , Lygia Fagundes Telles , Machado de Assis , Marcos Rey ,  Pedro Bandeira , Wander Piroli.
Esses contos nos dão a impressão de estarem contando sobre fatos de nossa vida, ou de algo que já vimos, como por exemplo, o conto “Negocio de menino com menina” onde depois de uma negociação intensa com um adulto, o menino só ira negociar com alguém da sua idade.Um dos contos mais tristes “Biruta” , que nos mostra a historia do garoto e seu cachorro trapalhão.Outro conto interessante é o “pega ladrão, Papai Noel”de ficamos sem fôlego ao ler sobre a fuga de um ladrão que só queira agradar o filho na noite de natal ,um verdadeiro suspense.Há também o conto “A marinheirinha” onde ficamos pensando ,o que vai acontecer com a lancha de Sr.Vitório?  Já no conto “Passeio”,
Percebemos o quão uma criança é inteligente, e por mais que o pai não consiga falar a verdade abertamente, a criança sempre sabe do que o adulto está falando. E ao ler esses contos, notamos o quanto varia a escrita, de autor para autor, de conto em conto.


( De Conto De Conto ) Destaque dos contos selecionados 6 preposiçoes e construa frases com cada uma delas .

Ante - Antes da meia noite o trem passará!
A - A cartas para o senhor.
Com - Com quem o senhor vai a festa?
Para - Para onde vocês iram?
Sobre - Sobre o quem vocês estão lendo?
Entre - Entre logo, ou perdera o vôo!
Em - Estou em casa esperando você.

Sem - Sem as passagens vocês não poderão embarca! 

( De Conto Em Conto ) Glossário com no minino 6 Palavras Desconhecidas .

Palavras desconhecidas:

Aduzindo : Alegando, apresentando , exibindo , expondo , mostrando , trazendo.

Alameda : Rua , avenida arborizada , parque.

Hesitante : Em que há hesitação , que demonstra indecisão.

Ímpeto : Movimento violento e súbito , impetuosidade.
Arrebatamento, precipitação: ímpeto da juventude.
Assalto, 
violência, ataque.
De um ímpeto, de repente.

Cônsul : Agente diplomático de uma nação, encarregado, em país estrangeiro, de proteger os súditos dessa nação, fomentar o respectivo comércio etc. 

( De Conto Em Conto ) Modificaçao do Conto "Pega Ladrao , Papai Noel ! "

Chegando em casa , o ladrão entrega o presente para o filho , que fica surpreso com o presente do pai.o pai diz q foi o Papai Noel quem deu .Mas a verdade era que ele tinha roubado o presente , e tinha  ganhado a corrida com o Papai Noel,porque ele se embolou na fantasia e acabo caindo no chão.mas ele apenas enganou o ladrão , na verdade o Papai Noel viu aonde o ladrão entro , então ele chamou a policia que foi ate a casa do ladrão.Chegando lá , o ladrão foi preso,pediu desculpa filho que chorava muito. Papai Noel viu aquela sena e ficou bastante chateado.Então o Papai Noel chegou perto do policial e disse para deixar de lado , que ele tinha se enganado.O policial liberou o ladrão , que emocionado com a atitude do Papai Noel pergunto porque ele tinha feito aquilo.Ele falou que tinha do menino,e deu o presente ao pai,para ele dar ao menino que ficou muito feliz. 

(De Conto Em Conto ) Continuaçao do Conto " Pega Ladrao , Papai Noel !

O pai da criança roubou o brinquedo porque não tinha dinheiro para comprar um presente de Natal para seu filho.
O Papai Noel cansado retornou a Emperor
Presentes, Chegando lá percebeu que a loja estava uma bagunça, havia vários brinquedos, pacotes e caixas de presentes espalhadas pelo chão da loja.
Para as pessoas que viram e presenciaram aquela cena não acharam legal o Papai Noel fazer tanto esforço para nada.

Então todos começaram a ajudar o Papai Noel a ajudar a arrumar a loja, para que o seu patrão não falasse mal, e não perdesse o emprego. Todos começaram a pegar caixas, pacotes, brinquedos e farias coisas que estavam no chão. No final ,todos acabaram de ajudar o Papai Noel,então o Sr. Noel se emocionou e agradeceu todos pela ajuda que eles fizeram a ele.Então ele disse para as pessoas que ali estavam voltarem para suas casas e aproveitarem a noite de Natal com suas famílias,com um belo jantar. 

( De Conto Em Conto ) Pesquisa sobre a vida dos autores dos contos " Conto Pega ladrão, Papai Noel ! " e " O Homem Que Sabia Javanes"

Marcos Rey, pseudônimo de Edmundo Donato, (São Paulo, 17 de fevereiro de1925  São Paulo, 1 de abril de 1999) foi um escritor e roteirista brasileiro.
Marcos foi também redator de programas de televisão, adaptou os clássicos A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo em forma de telenovela e o Sítio do Picapau Amarelo.
Marcos usava sua cidade natal, São Paulo, como cenário de várias de suas obras. O autor se dedicou principalmente às obras voltadas ao público juvenil. Escreveucrônicas, contos e se destacou escrevendo romances. Escreveu também várias obras literárias adultas. Durante os anos 1970, foi roteirista de diversos filmes do gênero pornochanchada produzidos na Boca do Lixo, em São Paulo, como As Cangaceiras Eróticas e O Inseto do Amor. No gênero ficção infantil estreou com Não Era Uma Vez, drama de um garoto à procura de sua cadela perdida nas ruas.
Foi também tradutor de livros em inglês, em parceria com seu irmão Mário Donato.
Na década de 1990 tornou-se colunista da revista Veja, São Paulo. No ano de 1999, após voltar de uma viagem à Europa, Marcos Rey foi internado para uma cirurgia, e não resistindo às complicações, faleceu no dia 1 de abril, aos 74 anos, sem recuperar a consciência.
Foi cremado, e um mês depois, sua esposa Palma Bevilacqua Donato sobrevoou com um helicóptero o centro da cidade, espalhando as cinzas do autor sobre São Paulo e realizando assim a reunião eterna de Marcos Rey com a metrópole que foi a grande personagem de toda sua obra.


Afonso Henriques de Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881  Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922), melhor conhecido como Lima Barreto, foi umjornalista e um dos mais importantes escritores libertários1 brasileiros.
Era filho de João Henriques de Lima Barreto (negro nascido escravo) e de Amália Augusta (filha de escrava agregada da família Pereira Carvalho). O seu pai foi tipógrafo. Aprendeu a profissão no Imperial Instituto Artístico, que imprimia o periódico "A Semana Ilustrada". A sua mãe foi educada com esmero, sendo professora da 1ª à 4ª séries. Ela faleceu quando ele tinha apenas 6 anos e João Henriques trabalhou muito para sustentar os quatro filhos do casal. João Henriques era monarquista, ligado aovisconde de Ouro Preto, padrinho do futuro escritor. Talvez as lembranças saudosistas do fim do período imperial no Brasil, bem como as remotas lembranças da Abolição da Escravatura na infância tenham vindo a exercer influência sobre a visão crítica de Lima Barreto sobre o regime republicano.



( De Conto em Conto ) Sintetizaçao do Conto Pega ladrão, Papai Noel !

Papai Noel era um homem que trabalhava numa cadeia de lojas multinacionais, a Emperor Presentes, em uma grande avenida. Fora da fantasia era um homem gordo, tinha olhos azuis, e conseguia sorrir durante horas, então foi facilmente contratado para trabalhar de Papai Noel. Era véspera de natal, as lojas estavam cheias, todos a procura de presentes. Seu patrão avia comentado, sobre uma grande onda de furtos que avia acontecendo nas lojas. O patrão disse para o Papai Noel para ficar de olho, como um fiscal para que ninguém furte nada das lojas. Papai Noel estava andando pelos corredores do departamento de brinquedos, quando viu algo de estranho em um homem. Ele carregava uma bolsa da emperor.Logo em seguida colocou dentro da bolsa um trenzinho de pilha.Então o Papai Noel deu uma de segurança e perguntou o que avia dentro daquela bolsa.O homem saio em disparada sem largar a bolsa derrubando tudo o que via pela frente.Logo atrás estava Papai Noel.Uma cena estranha que raramente se via nas lojas,um Papai Noel correndo atrás de um homem.Eles correrão ate o sexto andar do prédio emperor.As vezes Papai Noel chegava a segurar no braço do ladrão ,que conseguia escapar.Eles correrão muito ate mesmo chegar no minhocão.Chegando em casa o ladrão entrega o presente para o filho que surpreso pergunta como avia conseguido aquilo.Então o ladrão diz que ele avia ganhado do Papai Noel para a alegria e surpresa do filho.